segunda-feira, 28 de março de 2011

Investido em ações no longo prazo

"Acredito que o dinheiro perdido em especulações é uma ninharia comparado às gigantescas somas perdidas pelos assim chamados investidores, que deixam seus capitais empatados durante muito tempo num só negócio. Do meu ponto de vista, os investidores são os grandes jogadores. Fazem uma aposta, plantam-se nela e, se der errado, podem perder tudo. O especulador inteligente agirá rapidamente, mantendo as suas perdas no mínimo" Jesse Livermore


Será que, assim como muitos acreditam, todo investimento com foco no longo prazo dará retorno garantido? Será que é só comprar ações de boas empresas e pronto, sua aposentadoria estará garantida? Vejamos o exemplo abaixo:

A Enron foi uma das companhias líderes no mundo em distribuição de energia e na área de comunicações. Seu faturamento atingiu $101 bilhões de dólares em 2000, sendo a sétima maior empresa do Estados Unidos. Foi eleita pela Fortune Magazine como “a empresa americana mais inovadora” por seis anos consecutivos, de 1996 a 2001. Uma ótima empresa para se investir no longo prazo, não?! Tudo parecia um mar de rosas... Os investidores compravam ações extramemente convictos de um excelente negócio. Porém, em meados do ano de 2001 uma fraude gigantesca foi descoberta e as ações da empresa  despencaram de íncríveis US$ 86 para pífios US$ 0,30. O gráfico abaixo fala por si só…


A história da Enron é intrigante, virou filme inclusive (“Enron, os mais espertos da sala”). Acabou arrastando para o buraco uma das maiores empresas de auditoria do mundo, a Arthur Andersen, e teve como desfecho muitos processos, multas, indenizações , gente presa (sim, lá isso dá cadeia) e, principalmente, investidores falidos. Embora casos como esse sejam meras exceções, infelizmente, podem acontecer com qualquer empresa, inclusive com as que você investe.

Obviamente que não estou o desencorajando a investir com foco no longo prazo. Longe disso. Warren Buffet está aí para nos provar o quão rentável pode ser esse estilo de investimento. Porém, investir a longo prazo pode nos dar a falsa impressão de total segurança, de tudo estar sob o mais absoluto controle - o que é perigoso. Como vimos, por mais promissora que pareça tal empresa ou  investimento, algo pode dar errado. Afinal de contas, a economia muda. Setores promissores hoje, podem não ser mais tão promissores amanhã. Um idiota corrupto, quem sabe, pode se tranformar no presidente da empresa à qual você investe. O leque de opções beira o infinito.

Na verdade, o grande trunfo dos investidores é comprar ações de uma empresa que ainda não despertou a atenção dos demais investidores (small cap) para, muitos anos depois, venderem com lucros extraordinários. Porém, para comprar ações de uma Google quando ainda ninguém havia ouvido falar disso, era preciso muita visão de futuro e segurança em sua capacidade avaliação. Uma tacada certeira dessas pode fazer você ganhar muito dinheiro. Muito mesmo! Outra maneira de investir em ações no longo prazo é comprar ações de boas pagadoras de dividendos. Na Bovespa, as empresas ligadas a energia elétrica, geralmente, correspondem a essas expectativas. Se você pretende se tornar um grande investidor, estude Warren Buffett, Benjamin Graham, Peter Lynch e, consequentemente, análise fundamentalista.

Conclusão: Investir no longo prazo pode ser um ótimo negócio, porém, se seu investimento se mostrar uma droga, como no caso da Enron, caia fora o mais rápido possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário